Ferreira & Goulart Advocacia
Praça Ciríaco Ramalhete De Oliveira, 11 Centro - Guarapari - ES
(27) 3262 8380 [email protected]

PODCAST JUST TALK FALA SOBRE A NOVA LEI DE SUPERENDIVIDAMENTO NO EPISÓDIO DA SEMANA

05 / 10 / 2021


Quem explica o assunto é o juiz Carlos Magno Moulin Lima, da 4ª Vara Cível de Vila Velha.

Está no ar mais um episodio de Just Talk, o Podcast do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que tem como tema a nova lei de Superendividamento, que entrou em vigor em julho deste ano. O juiz Carlos Magno Moulin Lima, da 4ª Vara Cível de Vila Velha, explicou que “quando nós falamos do Superendividamento é necessário ter a ideia de que isso diz respeito à impossibilidade do cidadão que, de boa fé, acaba contraindo inúmeras dívidas, e agora já não tem mais condições ou capacidade de gerir as despesas pessoais e familiares”.

O juiz também pontuou algumas motivações que podem levar um consumidor a se tornar superendividado, os principais pontos da nova lei e ainda ressaltou que a legislação busca facilitar o acesso dessas pessoas superendividadas à justiça.

“Por tanto, todos os órgãos atuantes na tutela do direito do consumidor, devem unir esforços para que se busque meios efetivos de solução de conflitos desses superendividados, que são a parte mais vulnerável na relação de consumo.

Sugiro que aqueles que queiram efetivamente renegociar suas dívidas busquem os juizados especiais, observando os critérios formais de ajuizamento de uma demanda.”, finalizou o magistrado.

Ouça na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/53–Lei-de-Superendividamento-e1861bg

Acesse a transcrição: http://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/just_talk_ep53.pdf

Fonte: Tribunal de justiça do Estado do Espírito Santo | Foto: arquivo pessoal/TJES