Ferreira & Goulart Advocacia
Praça Ciríaco Ramalhete De Oliveira, 11 Centro - Guarapari - ES
(27) 3262 8380 [email protected]

TJES reabre Centro de Memória ao público

09 / 03 / 2020


O Centro de Memória do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que estava fechado desde o mês de dezembro de 2019 para receber melhorias, reabriu as portas no último dia 05. O espaço foi fundado em 2015 com o objetivo de preservar a história do Poder Judiciário, por meio da conservação de peças, objetos e processos, inclusive com a disponibilização deste material para pesquisas e estudos.

Através do Projeto Visita Monitorada, os interessados podem encontrar no local documentos e processos de 1890, artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921 e edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720, além dos primeiros processos protocolados nos Juizados Especiais do Estado na década de 1990 e antigos livros. Também é possível ver objetos, como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa.

No dia da reabertura, cerca de 30 estudantes de Direito da Faculdade Castelo Branco, de Colatina, visitaram o Centro através do projeto e foram recebidos pelo coordenador da gestão da informação documental do Tribunal de Justiça, Fábio Buaiz de Lima. O professor de Teoria Geral do Processo, Gilberto Bergamini Vieira, que acompanhou os alunos durante o passeio guiado, juntamente com os professores Ariadi Sandrini Rezende e João Gabriel Bussular, foi surpreendido ao entrar no novo Centro de Memória com um objeto muito significativo, a mesa e as cadeiras do Júri do antigo Fórum de Colatina.

O Centro de Memória está localizado no andar térreo do Palácio da Justiça, situado à Rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória, e está aberto para visitação das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte: TJES